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APRESENTAÇÃO
A proposta está pautada em concepções pedagógicas crítico-reflexivas e filosóficas que valorizam a ética, a humanização e o cuidado integral em enfermagem. Nesse caso, propõe-se um modelo de currículo em regime seriado semestral, com matrículas por disciplina, exceto no primeiro período, que favoreça a indução de processos de ensino-aprendizagem flexíveis, dinâmicos, centrados no estudante, baseado em problemas e na aprendizagem significativa, mediante a adoção de metodologias ativas, e que possibilite a incorporação de uma concepção mais ampliada de saúde.
Tendo como objetivo formar o(a) enfermeiro(a) dotado de competência técnica, científica, filosófica e política, que desenvolva uma prática orientada por sua ciência e articulada com os princípios e diretrizes do sistema público de saúde vigente no país, sendo capaz de assistir, com base no pensamento crítico e reflexivo, pessoas e coletivos com ética, eficiência e compromisso.
Destarte, habilita o profissional para o exercício da profissão nas áreas da assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem, considerando as prerrogativas éticas e legais do Bacharelado em Enfermagem, as necessidades emergentes em saúde e os movimentos do mercado de trabalho.
PERFIL DO EGRESSO
De acordo com o PDI da FVS e a partir das discussões do NDE do curso de Enfermagem, somado aos pressupostos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Enfermagem, descreve-se como perfil do egresso do Curso de Enfermagem. De acordo com o art. 3° das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Enfermagem, a FVS visa formar um profissional com capacidade de atuar e analisar o processo de cuidar na sua complexidade, tendo como referencial a responsabilidade social, o compromisso com a cidadania e o papel de promotor da saúde integral do ser humano, incentivando uma postura profissional ética, crítica, e construtiva, a partir de uma sólida formação geral e humanística, que permita a apreensão da realidade circundante, de tal forma que o aluno/ profissional seja capaz de reconstruí-la e recriá-la, objetivando o desenvolvimento social e humano da região, preparando-o para a realidade profissional, especificamente na área da enfermagem.
A FVS Busca a formação de um profissional capaz de refletir criticamente sobre o sistema de saúde, o seu papel na sociedade, sobre a necessidade de um desenvolvimento regional qualificado e sobre sua responsabilidade com o progresso da saúde, ciência e tecnologia, tendo sempre motivação para a educação continuada.
1. COMPETÊNCIAS GERAIS
O egresso deve ser capaz de atender as necessidades de saúde do indivíduo, família e/ou comunidade, com ênfase no Sistema Unido de Saúde (SUS) e assegurar a integralidade da atenção, a qualidade, a humanização do atendimento e a gestão do cuidado. Sendo um profissional cidadão que atue nos princípios da ética e em total respeito ao Código de Ética de Enfermagem, articulado às competências e habilidades descritas nas Diretrizes Curriculares do Curso. Tendo em vista os princípios do PDI, os objetivos do curso e as competências e habilidades gerais descritas no Art. 4º da Resolução CNE/CES Nº 3, de 07 de novembro de 2001, as diversas estratégias desenvolvidas no curso de Enfermagem da FVS tem como objetivo formar o profissional para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
● Atenção à saúde;
● Tomada de decisões;
● Comunicação;
● Liderança;
● Administração e gerenciamento;
● Educação permanente.
Disciplina | CH Total |
---|---|
Anatomia Humana | 120 |
Bioquímica | 80 |
Introdução à Enfermagem | 60 |
Leitura e Produção de Textos | 30 |
Metodologia do Trabalho Científico | 60 |
Prática Interdisciplinares I | 30 |
Disciplina | CH Total |
---|---|
Citologia e Histologia | 120 |
Empreendedorismo e Inovação: Conceitos | 30 |
Genetica Humana Embriologia | 120 |
Microbiologia e Imonologia | 60 |
Parasitologia | 60 |
SUS – Sistema único de Saúde | 30 |
Prática Interdisciplinare II | 30 |
Disciplina | CH Total |
---|---|
Epidemologia | 80 |
Fisiologia e Biofísica | 120 |
Fundamentos de Direito e Direitos Humanos | 30 |
Fundamentos de Psicologia e Saúde | 80 |
Sociologia e Relações Étnicas | 30 |
Prática Interdisciplinare III | 30 |
Disciplina | CH Total |
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Bioestatística | 60 |
Farmacologia Enfermagem | 80 |
Filosofia, Ética e Bioética | 30 |
Nutrição em Enfermagem | 60 |
Patologia Geral | 80 |
Semiologia e Sociotécnica da Enfermagem | 120 |
Prática Interdisciplinare IV | 30 |
Disciplina | CH Total |
---|---|
Biosegurança e Responsabilidade Social | 60 |
Educação e Saúde | 60 |
Processo e Cuidado do Recém-Nascido | 120 |
Processo e Cuidado em Enfermagem | 80 |
Processo e Cuidado em Saúde Mental | 60 |
Prática Interdisciplinare V | 30 |
Disciplina | CH Total |
---|---|
Enfermagem Comunitária | 60 |
Enfermagem em Centro Cirúrgico | 120 |
Enfermagem em Doenças Transmissíveis | 80 |
Processo do Cuidar na Saúde da Criança e do Adolescente | 120 |
Optativa I – Libras | 30 |
Prática Interdisciplinare VI | 30 |
Disciplina | CH Total |
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Ética e Posicionamento Profissional | 60 |
Gestão de Enfermagem em Unidades de Saúde | 80 |
Processo de Cuidar na Saúde da Mulher | 60 |
Processo de Cuidar na Saúde do Adulto e do Idoso | 80 |
Processo de Cuidar na Saúde do Trabalhador | 80 |
Optativa II | 30 |
Disciplina | CH Total |
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Enfermagem e o Paciente Crítico | 120 |
Estágio Supervisionado I – Ambulatório e Rede Básica | 300 |
Disciplina | CH Total |
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Trabalho de Conclusão de Curso – TCC I | 60 |
Estágio Supervisionado II – Ambulatório e Rede Básica | 300 |
Disciplina | CH Total |
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Trabalho de Conclusão de Curso – TCC II | 60 |
Estágio Supervisionado III – Ambulatório e Rede Básica | 300 |
Atividades Complementares | 200 |
COORDENAÇÃO
Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (2011), Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará (2013), Especialização em Gerência de Centros de Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2015), Especialização (MBA) em Auditoria em Saúde pela Universidade Anhanguera – UNIDERP (2022) e Mestrado em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2019). Regime de trabalho em tempo integral, com experiência no magistério superior de 10 anos.