Educação à
Presencial

Pedagogia

Curso de especialização

escolha quando começar

aulas 100% ead online

conteúdo multiplataforma

APRESENTAÇÃO

Desta forma, o curso de Pedagogia tem sua concepção fundamentada na visão da Faculdade VIASAPIENS em ser uma instituição de ensino superior impulsionadora do crescimento local, regional, estadual e nacional. Os objetivos da IES em implantar e investir em um curso de licenciatura, vem de encontro a um desejo de toda a sociedade que anseia urgentemente por um conceito de qualidade efetivo na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Educação Básica), bem como nas demais modalidades de ensino e também em outros espaços que se faz necessário conhecimento pedagógico.

A oferta do curso de Pedagogia também vem de encontro aos pressupostos legais contidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e das Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de graduação, as quais determinam que a formação de professores da educação básica, deve-se dar, preferencialmente, em nível de formação superior.

A Faculdade VIASAPIENS acredita que o curso de Pedagogia (licenciatura) tem plenas condições de alterar a realidade educativa da região, formando profissionais preparados para atuar nas escolas públicas e privadas e outros ambientes em que sejam requeridos conhecimentos pedagógicos.

Além destes fatores, a Faculdade concebe que este curso proporciona condições de emancipação dos futuros profissionais, uma vez que a formação em nível superior de qualquer sujeito possibilita ao indivíduo novas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, visto que a demanda por pedagogos é emergente e ainda há uma crescente expansão de mercado para este profissional, que pode atuar em espaços diferenciados. Com isso, existe como efeito econômico o aumento do poder de compra dos sujeitos, que afeta positivamente a economia.

O Curso de Pedagogia possibilita agilidade e qualidade na formação de graduados em educação, ligados diretamente ao mundo do trabalho, viabilizando o aporte de recursos humanos necessários ao atendimento de demandas de pedagogos em espaços escolares e não escolares. Dessa forma, o currículo do curso visa atender esse contexto de mudanças, contribuindo de maneira significativa para o atendimento das demandas da sociedade Brasileira.

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do curso de Pedagogia em EAD da Faculdade ViaSapiens será um profissional com sólida formação geral, humanística, capacidade de análise, domínio e pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.

Em conformidade com as DCN’s e com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC da Educação Básica o currículo foi concebido em observância às dez competências gerais que devem ser desenvolvidas pelos estudantes, tendo como princípio a Educação Integral, que privilegia o desenvolvimento pleno das pessoas.

Essas competências estabelecem um paradigma que não pode ser diferente para a formação do professor. Assim, as competências profissionais docentes previstas para o curso de Pedagogia da Faculdade VIASAPIENS pressupõem o desenvolvimento, pelo licenciando, das competências gerais, bem como das aprendizagens essenciais a serem garantidas a todos os estudantes. Assim, os componentes curriculares do curso de Pedagogia da Faculdade VIASAPIENS foram estabelecidos em conformidade com as competências gerais e específicas para a docência, e as habilidades a elas correspondentes, e compõem a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).

Disciplina CH Total
Introdução à Educação à Distância 60
Filosofia 60
Leitura, e Produção Textual 80
História da Educação 60
Tecnologias Digitais e Práticas Inovadoras nos Processos Educativos 60
Sociologia 44
Projeto Interdisciplinar de Extensão
Disciplina CH Total
Psicologia da Educação (Infância e Adolescência) 60
Política e Organização da Educação no Brasil 60
Princípios Gerais da Administração Escolar 60
Relações Interpessoais na Escola e Administração de Conflitos na Escola 60
Gestão de Processos Educacionais 60
Projeto Interdisciplinar de Extensão 44
Disciplina CH Total
Educação Infantil 100
Alfabetização e Letramento 60
Ludicidade e Desenvolvimento da Pessoa 44
Psicomotricidade e Movimento 40
Metodologia da Pesquisa Científica 40
Projeto Interdisciplinar de Extensão 44
Disciplina CH Total
Conteúdo e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos 40
Conteúdo e Metodologia do Ensino de Portuguesa 40
Conteúdo e Metodologia do Ensino de Geografia 80
Psicologia da Aprendizagem 40
Conteúdo e Metodologia do Ensino de História 80
Projeto Interdisciplinar de Extensão 44
Disciplina CH Total
Conteúdo e Metodologia do Ensino de Matemática 120
Conteúdo e Metodologia do Ensino de Ciências 80
Educação Inclusiva 120
Educação Física 60
Artes 60
Projeto Interdisciplinar de Educação 44
Disciplina CH Total
Literatura Infanto-Juvenil 40
História da Cultura Afro-brasileira e Indígena 40
Educação do Campo e Educação Contextualizada 40
Educação e Diversidade 40
Empreendedorismo 80
Estágio Supervisionado I 150
Projeto Interdisciplinar de Extensão 44
Disciplina CH Total
Avaliação da Aprendizagem 60
Gestão de Processos Educacionais Não-Escolares 40
Didática, Formação e Profissionalização Docente 60
Teorias do Currículo 40
Trabalho de Conclusão de Curso I 30
Estágio Supervisionado II 150
Projeto Interdisciplinar de Extensão 44
Disciplina CH Total
Libras 40
Educação e Direitos Humanos 80
Tópicos Especiais 80
Estágio III 100
Trabalho de Conclusão de Curso II 30
Atividades Complementares
Projeto Interdisciplinar de Extensão 44

COORDENAÇÃO

Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (2011), Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará (2013), Especialização em Gerência de Centros de Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2015), Especialização (MBA) em Auditoria em Saúde pela Universidade Anhanguera – UNIDERP (2022) e Mestrado em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2019). Regime de trabalho em tempo integral, com experiência no magistério superior de 10 anos.

Informações

plugins premium WordPress
Enviar uma mensagem
Posso ajudar?
👩‍💻Fale com o nosso Consultor!