Pedagogia
Curso de especialização
escolha quando começar
aulas 100% ead online
conteúdo multiplataforma
APRESENTAÇÃO
Desta forma, o curso de Pedagogia tem sua concepção fundamentada na visão da Faculdade VIASAPIENS em ser uma instituição de ensino superior impulsionadora do crescimento local, regional, estadual e nacional. Os objetivos da IES em implantar e investir em um curso de licenciatura, vem de encontro a um desejo de toda a sociedade que anseia urgentemente por um conceito de qualidade efetivo na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Educação Básica), bem como nas demais modalidades de ensino e também em outros espaços que se faz necessário conhecimento pedagógico.
A oferta do curso de Pedagogia também vem de encontro aos pressupostos legais contidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e das Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de graduação, as quais determinam que a formação de professores da educação básica, deve-se dar, preferencialmente, em nível de formação superior.
A Faculdade VIASAPIENS acredita que o curso de Pedagogia (licenciatura) tem plenas condições de alterar a realidade educativa da região, formando profissionais preparados para atuar nas escolas públicas e privadas e outros ambientes em que sejam requeridos conhecimentos pedagógicos.
Além destes fatores, a Faculdade concebe que este curso proporciona condições de emancipação dos futuros profissionais, uma vez que a formação em nível superior de qualquer sujeito possibilita ao indivíduo novas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, visto que a demanda por pedagogos é emergente e ainda há uma crescente expansão de mercado para este profissional, que pode atuar em espaços diferenciados. Com isso, existe como efeito econômico o aumento do poder de compra dos sujeitos, que afeta positivamente a economia.
O Curso de Pedagogia possibilita agilidade e qualidade na formação de graduados em educação, ligados diretamente ao mundo do trabalho, viabilizando o aporte de recursos humanos necessários ao atendimento de demandas de pedagogos em espaços escolares e não escolares. Dessa forma, o currículo do curso visa atender esse contexto de mudanças, contribuindo de maneira significativa para o atendimento das demandas da sociedade Brasileira.
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do curso de Pedagogia em EAD da Faculdade ViaSapiens será um profissional com sólida formação geral, humanística, capacidade de análise, domínio e pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.
Em conformidade com as DCN’s e com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC da Educação Básica o currículo foi concebido em observância às dez competências gerais que devem ser desenvolvidas pelos estudantes, tendo como princípio a Educação Integral, que privilegia o desenvolvimento pleno das pessoas.
Essas competências estabelecem um paradigma que não pode ser diferente para a formação do professor. Assim, as competências profissionais docentes previstas para o curso de Pedagogia da Faculdade VIASAPIENS pressupõem o desenvolvimento, pelo licenciando, das competências gerais, bem como das aprendizagens essenciais a serem garantidas a todos os estudantes. Assim, os componentes curriculares do curso de Pedagogia da Faculdade VIASAPIENS foram estabelecidos em conformidade com as competências gerais e específicas para a docência, e as habilidades a elas correspondentes, e compõem a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).
Disciplina | CH Total |
---|---|
Introdução à Educação à Distância | 60 |
Filosofia | 60 |
Leitura, e Produção Textual | 80 |
História da Educação | 60 |
Tecnologias Digitais e Práticas Inovadoras nos Processos Educativos | 60 |
Sociologia | 44 |
Projeto Interdisciplinar de Extensão |
Disciplina | CH Total |
---|---|
Psicologia da Educação (Infância e Adolescência) | 60 |
Política e Organização da Educação no Brasil | 60 |
Princípios Gerais da Administração Escolar | 60 |
Relações Interpessoais na Escola e Administração de Conflitos na Escola | 60 |
Gestão de Processos Educacionais | 60 |
Projeto Interdisciplinar de Extensão | 44 |
Disciplina | CH Total |
---|---|
Educação Infantil | 100 |
Alfabetização e Letramento | 60 |
Ludicidade e Desenvolvimento da Pessoa | 44 |
Psicomotricidade e Movimento | 40 |
Metodologia da Pesquisa Científica | 40 |
Projeto Interdisciplinar de Extensão | 44 |
Disciplina | CH Total |
---|---|
Conteúdo e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos | 40 |
Conteúdo e Metodologia do Ensino de Portuguesa | 40 |
Conteúdo e Metodologia do Ensino de Geografia | 80 |
Psicologia da Aprendizagem | 40 |
Conteúdo e Metodologia do Ensino de História | 80 |
Projeto Interdisciplinar de Extensão | 44 |
Disciplina | CH Total |
---|---|
Conteúdo e Metodologia do Ensino de Matemática | 120 |
Conteúdo e Metodologia do Ensino de Ciências | 80 |
Educação Inclusiva | 120 |
Educação Física | 60 |
Artes | 60 |
Projeto Interdisciplinar de Educação | 44 |
Disciplina | CH Total |
---|---|
Literatura Infanto-Juvenil | 40 |
História da Cultura Afro-brasileira e Indígena | 40 |
Educação do Campo e Educação Contextualizada | 40 |
Educação e Diversidade | 40 |
Empreendedorismo | 80 |
Estágio Supervisionado I | 150 |
Projeto Interdisciplinar de Extensão | 44 |
Disciplina | CH Total |
---|---|
Avaliação da Aprendizagem | 60 |
Gestão de Processos Educacionais Não-Escolares | 40 |
Didática, Formação e Profissionalização Docente | 60 |
Teorias do Currículo | 40 |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 30 |
Estágio Supervisionado II | 150 |
Projeto Interdisciplinar de Extensão | 44 |
Disciplina | CH Total |
---|---|
Libras | 40 |
Educação e Direitos Humanos | 80 |
Tópicos Especiais | 80 |
Estágio III | 100 |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 30 |
Atividades Complementares | |
Projeto Interdisciplinar de Extensão | 44 |
COORDENAÇÃO
Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (2011), Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará (2013), Especialização em Gerência de Centros de Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2015), Especialização (MBA) em Auditoria em Saúde pela Universidade Anhanguera – UNIDERP (2022) e Mestrado em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2019). Regime de trabalho em tempo integral, com experiência no magistério superior de 10 anos.
Informações
- COORD - Amanda Lima Souza
- DURAÇÃO - 4 anos 8 semestres
- GRAU - Licenciatura
-
CARGA HORÁRIA -
DISCIPLINAS DO CURSO: 2.530 - VAGAS - 400 Vagas Anuais
- TURNO - Noite/EAD