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Análise e Desenvolvimento de Sistemas

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APRESENTAÇÃO

Nas últimas décadas, com a transição da Era Industrial para a Era da Informação e o crescimento do fenômeno da globalização, verifica-se que o mercado mundial se tornou mais competitivo e exigente, tanto em produtos quanto em serviços, o que implica no desenvolvimento de novas habilidades e posturas profissionais.

Neste contexto, a informática está inserida na totalidade dos segmentos do setor produtivo, tornando-se uma realidade do mundo do trabalho, em que a maioria das empresas, não importando seu ramo de atividade, porte ou capital são dependentes direta ou indiretamente de sistemas de computadores, o que impõe a qualificação de profissionais que atendam essa demanda. Portanto, é imprescindível para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, da Serra da Ibiapaba e das regiões de inserção dos polos da FVS.

A partir de então, iniciou-se o processo de seleção da Coordenação e do corpo docente responsáveis por conduzir o curso. Essa fase foi de extrema importância para estabelecer os fundamentos essenciais para o desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso, como a definição da matriz curricular, adoção de metodologias de ensino adequadas, garantia de infraestrutura física e tecnológica de qualidade, bem como a elaboração de uma proposta orçamentária abrangente para viabilizar todas as atividades necessárias à implantação do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Essas medidas foram essenciais para assegurar uma base sólida e garantir o sucesso do curso, visando à formação de profissionais de excelência na área tecnológica.

As discussões realizadas para a proposta curricular do Curso de ADS foi cuidadosamente elaborada, tendo como base o princípio da interdisciplinaridade. A organização do curso define componentes curriculares gerais e relativas a cada uma das áreas de formação, por meio de conteúdos básicos e tecnológicos para compor um projeto de formação capaz de contemplar os respectivos graus de abrangência e de profundidade condizentes com o perfil, as competências e as habilidades especificadas para os egressos, com base no CATÁLOGO NACIONAL DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA do Ministério da Educação (MEC).

A formação dos alunos também se baseia em valores morais e éticos, reforçando a importância da conduta profissional responsável. Os estudantes são encorajados a exercer a profissão com consciência de seus limites, comprometimento técnico-científico e responsabilidade social. Dessa forma, o objetivo central é formar profissionais de Análise e Desenvolvimento de Sistemas preparados para enfrentar os desafios da área, com uma visão abrangente, capazes de se adaptar e utilizar as inovações tecnológicas em benefício de uma prática profissional eficaz e humanizada.

Para alcançar o objetivo do curso foram adotadas novas tecnologias educacionais que visam capacitar os estudantes a se tornarem profissionais completos. O currículo foi estruturado de forma a incentivar a busca contínua por conhecimento, estimulando os alunos a se manterem atualizados sobre os avanços na área tecnológicas. Além disso, destaca-se a importância do trabalho em equipe e da integração de diferentes disciplinas, reconhecendo a complexidade dos problemas sociais e a necessidade de uma abordagem holística.

Impulsionada pelo contínuo crescimento econômico da região na qual está inserida e o aumento da demanda por profissionais qualificados, a FVS reconheceu a necessidade de estabelecer o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Para além da ampliação do mercado de trabalho, a região carece de profissionais habilitados/as criticamente para elaborar, planejar, organizar e gestar políticas públicas, programas e projetos sociais com foco na efetivação de direitos.

A Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma profissão que intervém fortemente no âmbito do processamento de informações nas diferentes políticas dentro do âmbito da saúde, assistência social, educação, habitação, políticas de direitos, outras áreas ligadas a Tecnologia de Informação e Análise de Dados, entre outras áreas que demandem a intervenção técnica desta profissão. Nota-se um espaço fecundo para inserção dos/as egressos/as do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas que também podem trabalhar em instituições privadas e no terceiro setor.

A FVS, como Instituição de Ensino Superior, consoante com seus valores humanistas, sociais e democráticos, pretende contribuir para a formação integral da personalidade, do pensamento crítico e da cultura de seus alunos, mediante o cultivo, a produção e a transmissão do saber nas diversas áreas do conhecimento, consubstanciado em suas atividades de ensino, pesquisa – (iniciação científica) e extensão.

PERFIL DO EGRESSO

O processo educativo do curso atende às políticas definidas no PDI ao propor na sua organização didático-pedagógica, um conjunto de atividades de ensino-aprendizagem que orientam para a formação de um cidadão profissional com:

I. Sólida formação, técnica e científica;
II. Compromisso com a ética, estética e princípios democráticos;
III. Formação humanística;
IV. Responsabilidade social, ambiental e cidadania;
V. Espírito investigativo e crítico;
VI. Capacidade de aprendizagem autônoma e continuada;
VII. Disposição para trabalhar coletivamente.

O Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi construído pelo seu NDE a partir da reflexão das exigências do mercado de trabalho, e assume seu cumprimento integral como um compromisso institucional, tendo presente em suas ações que este compromisso estabeleça os princípios da identidade institucional e expresse a missão, os objetivos, os valores, as práticas pedagógicas, as políticas de ensino e extensão e sua incidência social e regional.

Através de critérios pedagógicos, a política de ensino da FVS privilegiará a formação por competências e habilidades. Assim a estrutura e a concepção curricular, favorece a flexibilidade e a interdisciplinaridade, investirão em projetos alinhados com a identidade e com a missão institucional, fortalecerão diversas modalidades de ensino-aprendizagem, assim como fomentarão a inovação, a produção do conhecimento e a participação nas atividades e compromissos da comunidade acadêmica. Tais aspectos da política institucional são expressos neste PPC na medida em que a estrutura curricular propõe o desenvolvimento integral do aluno, centrado em competências e habilidades próprias dos profissionais da área tecnológica.

Disciplina CH Total
Arquitetura de Computadores 40
Direitos Humanos e Questões Étnicos Raciais 40
Comunicação e Expressão 40
Introdução à Educação a Distância – EAD 40
Governança em TI 60
Algoritmos e Lógica de Programação 80
Língua Inglesa Aplicada 60
Projeto Interdisciplinar de Extensão I 40
Disciplina CH Total
Direito Cibernético 40
Laboratório de Estruturas de Dados e Programação 80
Matemática Aplicada à Computação II 60
Segurança e Auditoria de Sistemas 60
Gestão de Projetos 40
Sistemas Distribuídos 80
Projeto Interdisciplinar de Extensão II 40
Disciplina CH Total
Ambiente de Desenvolvimento e Operação – DevOps 80
Gerenciamento Ágil de Projetos de Software 80
Programação e Administração de Banco de Dados 80
Laboratório de Programação Orientada a Objetos 80
Responsabilidade Social e Ambiental 40
Projeto Interdisciplinar de Extensão III 40
Disciplina CH Total
Redes de Computadores 80
Programação para WEB 80
Design de Interface de Usuário com Design Thinking 60
Laboratório de Banco de Dados 60
Desenvolvimento de Sistemas Web 80
Projeto Interdisciplinar de Extensão IV 40
Disciplina CH Total
Testes e Homologação de Software 80
Desenvolvimento para Dispositivos Móveis 80
Inteligência Artificial 80
Serviços de Rede 80
Optativa I 40
Projeto Interdisciplinar de Extensão V 40
Disciplina CH Total
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS 40
Empreendedorismo 60
Optativa II 40
Projeto Interdisciplinar de Extensão VI
Atividades Complementares

COORDENAÇÃO

Francisco Ricardo Almeida Amorim

Graduada em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acarau-UVA. Especialista em Gestão Estratégica de Negócios- FIC e Mestre em Administração pela Universidade Vale dó Itajaí-UNIVALI

Informações

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