Educação
Presencial

Psicologia

APRESENTAÇÃO

Bacharelado em Psicologia na ViaSapiens: Integrando Tradição e Inovação

Bem-vindo ao Curso de Psicologia da Faculdade ViaSapiens, onde formamos profissionais alinhados às diretrizes nacionais, mas com um olhar atento às necessidades locais. Nossos objetivos refletem não apenas a tradição acadêmica, mas também a inovação constante, proporcionando uma formação sólida e relevante.

Coerência e Diálogo Constante:
Nossos objetivos são forjados em coerência com a estrutura curricular, o perfil do egresso e a realidade educacional atual. O diálogo ativo com a comunidade acadêmica e a sociedade local é essencial, garantindo que nossas metas estejam em sintonia com as demandas regionais.

Além das Estruturas Vigentes:
Na ViaSapiens, devemos afirmar que a educação vai além da reprodução de estruturas existentes. Buscamos constantemente inovação, abrindo espaço para novas ideias e práticas que promovam uma visão de corresponsabilidade com a sociedade e a história.

Construindo Futuros Conscientes:
Nosso compromisso vai além do ensino convencional. Buscamos formar indivíduos conscientes da construção de seu futuro e do impacto que têm na comunidade. Junte-se a nós

 

PERFIL DO EGRESSO

O perfil do egresso do curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade ViaSapiens é meticulosamente delineado pelas Diretrizes Curriculares para o Curso, conforme estabelecido na Resolução nº 5, de 15 de março de 2011. O curso visa primordialmente a formação de psicólogos comprometidos com a atuação profissional, pesquisa, práticas de extensão e ensino em Psicologia.

PRINCÍPIOS E COMPROMISSOS FUNDAMENTAIS:

Construção e Desenvolvimento do Conhecimento Científico em Psicologia: Foco na busca constante pela evolução do conhecimento científico na área, através de pesquisar qualitativas, quantitativa e quanti-qualitativa.

Compreensão dos Múltiplos Referenciais: Exploração abrangente dos referenciais que busca captar a complexidade das características psicológicas em suas interações biológicas, culturais e sociais.

Reconhecimento da Diversidade: Valorização da diversidade de perspectivas para uma compreensão holística do ser humano.

Compreensão Crítica dos Fenômenos Sociais: Análise crítica dos contextos sociais, econômicos, culturais e políticos, essenciais para a cidadania e atuação profissional.

Atuação em Diferentes Contextos: Consideração das necessidades sociais e dos direitos humanos, movendo-se à promoção da qualidade de vida em diversos contextos.

Respeito à Ética: Compromisso ético nas relações com clientes, colegas e público, assim como na produção e divulgação de pesquisas.

Aprimoramento Contínuo: Incentivo ao aprimoramento e à capacitação

DESCRIÇÃO DO CURSO, DIFERENCIAL, CAMPUS DE ATUAÇÃO

A Psicologia é a ciência que se dedica ao estudo do ser humano e seus processos psicológicos e comportamentais, tem como objetivo entender a forma como as pessoas pensam, sentem, se comportam e interagem com o mundo ao seu redor e consigo mesma. O curso de Psicologia se estrutura em conhecimentos teóricos e práticos oferecendo aos estudantes uma maior compreensão dos sujeitos e suas interações com o mundo e as demais pessoas em sua volta, tem um amplo campo de atuação como clínica, educação, organizações, saúde, esportes, entre outros.

O currículo do curso de Psicologia geralmente abrange disciplinas como psicologia clínica, psicologia social, psicologia do desenvolvimento, neuropsicológica, psicopatologia, avaliação psicológica, métodos de pesquisa, entre outras. Os estudantes também podem ter a oportunidade de se envolver em estágios práticos ou supervisionados para aplicar os conceitos aprendidos na prática.

Nosso diferencial está em dispor de:

Corpo Docente Qualificado: Aqui temos professores experientes na área e disciplina ministrada, o que proporciona aos estudantes acesso a um conhecimento de qualidade.

Laboratórios e Recursos: Temos também laboratórios de pesquisa e estudo, clínica escola, laboratório de avaliação psicológica e analítico experimental do comportamento e outras infraestruturas que permitem aos alunos adquirir experiência prática.

Ênfases Específicas: Quanto as ênfases oferecemos estágio em áreas específicas da Psicologia, como Psicologia Organizacional, Psicologia Social, Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar, Psicologia Educacional entre outras.

Atividades Extracurriculares: O aluno pode participar de grupos de estudos, seminários, workshops e outras atividades extracurriculares pode enriquecer a experiência acadêmica e profissional.

Integração de Prática e Teoria: O Curso oferece estágios práticos e oportunidades de pesquisa permitem que os alunos apliquem os conhecimentos teóricos na prática, preparando-os melhor para suas futuras carreiras.

Respeito à Ética: Compromisso ético nas relações com clientes, colegas e público, assim como na produção e divulgação de pesquisas.

PÓS GRADUAÇÃO

Especialização em: Psicologia da Educação e Neurodiversidade

A pós-graduação em Psicologia da Educação e Neurodiversidade proporcionara aos profissionais um maior aprofundamento de seus conhecimentos teóricos e práticos em relação à diversidade humana e neurológica, sendo capaz de aprender a identificar e atender às necessidades educacionais de pessoas neurodivergentes. Através desse estudo também é possível aprender novas estratégias de intervenção e adaptação de práticas pedagógicas capaz de promover a inclusão e o desenvolvimento de habilidade socioeducacionais dos alunos.

Tem como objetivo oferecer recursos para que profissionais sejam capazes de promover a inclusão e o progresso escolar dos alunos, independentemente de suas diferenças neurológicas, assim como contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva, diversa e acolhedora.

SOBRE A EXTENSÃO EM PSICOLOGIA

A extensão em Psicologia oferece aos estudantes, atividades que buscam levar os conhecimentos da Psicologia para fora do ambiente acadêmico e aplicá-los para beneficiar a sociedade. Isso pode envolver diversas ações, como palestras em escolas, workshops em empresas, programas de aconselhamento comunitário, projetos de pesquisa em colaboração com organizações locais, entre outros.

Dentre elas temos:

  • Palestras e workshops sobre saúde mental e bem-estar em escolas, empresas e comunidades.
  • Programas de orientação e roda de conversa para grupos específicos, como adolescentes, idosos ou pessoas em situação de vulnerabilidade.
  • Parcerias com empresas e clínicas privadas e instituições públicas para oferecer suporte psicológico a populações em necessidade.
  • Divulgação de pesquisas relevantes para a comunidade em linguagem acessível.
Disciplina CH Total
Estatística 30
Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Psicologia 60
Genética e Evolução 30
Meio Ambiente e Sustentabilidade 60
Psicologia e Saúde 60
Sociedade, Antropologia e Relações Étnicas e Raciais 60
Leitura e Produção Textual (EAD) 30
Prática Integrativa I 60
Disciplina CH Total
Filosofia 60
Neuroanatomia 90
Psicologia Comportamental I 30
Psicologia do Desenvolvimento I 60
Psicanálise I 30
Teorias e Processos em Humanismo e Fenomenologia I 30
Metodologia do Trabalho Científico (EAD) 30
Prática Integrativa II 60
Disciplina CH Total
Psiconeurofisiologia 60
Psicanálise II 60
Psicologia Comportamental II 60
Psicologia do Desenvolvimento II 60
Teorias e Processos em Humanismo e Fenomenologia II 60
Teoria e Processos Cognitivo-Comportamentais I 30
Direitos Humanos e Cidadania (EAD) 30
Optativa I 30
Prática Interdisciplinar de Extensão I 30
Disciplina CH Total
Processos Psicológicos Básicos 60
Tecnicas em Avaliação Psicológica I 60
Psicologia Social I 30
Teoria e Processos Cognitivo-Comportamentais II 60
Psicologia Social do trabalho e das Organizações I 30
Estágio Supervisionado Básico I 60
Prática Interdisciplinar de Extensão II 30
Optatíva II 30
Sociologia Aplicada à Saúde (EAD) 30
Psicologia da Educação e teorias da aprendizagem I 30
Disciplina CH Total
Psicologia Social II 60
Psicologia do Esporte (EAD) 60
Técnicas em Avaliação Psicológica II 60
Psicologia da Educação e teorias da aprendizagem II 60
Psicologia Social do trabalho e das Organizações II 60
Psicologia, Gênero, Sexualidade e Diversidade 30
Prática Interdisciplinar de Extensão III 30
Estágio Supervisionado Básico II 80
Disciplina CH Total
Psicoterapia Breve 60
Psicopatologia 60
Psicologia da Saúde I 30
Ética, Direitos Humanos e Legislação Profissional em Psicologia 60
Tanatonologia 30
Psicodiagnóstico 60
Prática Interdisciplinar de Extensão IV 60
Estágio Supervisionado Básico III 80
Disciplina CH Total
Psicofarmacologia 60
Psicologia da Saúde II 60
Técnicas Psicoteráticas I 60
Psicologia Jurídica 30
Psicologia Hospitalar 60
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais 60
Prática Interdisciplinar de Extensão V 50
Estágio Supervisionado Básico IV 80
Disciplina CH Total
Psicoterapia Infantil 60
Psicologia das Emergencias, Desastres e Luto 30
Técnicas Psicoteráticas II 60
Método de Pesquisa em Psicologia 60
Psicologia Comunitária 60
Intervenções Clínicas (Abordagens) 60
Psicologia e Práticas Grupais 60
Prática Interdisciplinar de Extensão VI 60
Disciplina CH Total
Estágio Supervisionado Específico I 300
Trabalho de Conclusão de Curso I 60
Prática Interdisciplinar de Extensão VII 60
Disciplina CH Total
Estágio Supervisionado Específico II 300
Trabalho de Conclusão de Curso II 60
Prática Interdisciplinar de Extensão VIII 60

COORDENAÇÃO

 

Carla Vieira

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA . Pós-graduada  em Gestão, Coordenação, Planejamento e Avaliação Escolar, pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA.

Segunda graduação em Psicologia, pela Faculdade Luciano Feijão – FLF. Ao longo de sua formação participou de grupo de estudo sobre a temática do suicídio.

Possui dois capítulos de livro publicados com a referida temática, intitulados:

-Uma análise do suicídio em Viçosa do Ceará entre os anos 2011 e 2013

-Porque ainda há muito o que se viver: um estudo sobre o suicídio a partir do olhar da juventude

 Fez estágio supervisionado junto ao Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, no município de Viçosa do Ceará e na Clínica de Psicologia Aplicada (CPA – FLF) com ênfase em Clínica Analítico comportamental. É Especialista em Terapia Analítico Comportamental, pelo Centro Universitário INTA – UNINTA.

Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, Coordenadora e Professora do Curso de Psicologia na Faculdade ViaSapiens em Tianguá.

Atende como psicóloga em Viçosa do Ceará.

http://lattes.cnpq.br/1822190986838993 – Lattes

Informações

plugins premium WordPress
Enviar uma mensagem
Posso ajudar?
👩‍💻Fale com o nosso Consultor!