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A proposta está pautada em concepções pedagógicas crítico-reflexivas e filosóficas que valorizam a ética, a humanização e o cuidado integral em enfermagem. Nesse caso, propõe-se um modelo de currículo em regime seriado semestral, com matrículas por disciplina, exceto no primeiro período, que favoreça a indução de processos de ensino-aprendizagem flexíveis, dinâmicos, centrados no estudante, baseado em problemas e na aprendizagem significativa, mediante a adoção de metodologias ativas, e que possibilite a incorporação de uma concepção mais ampliada de saúde.
Tendo como objetivo formar o(a) enfermeiro(a) dotado de competência técnica, científica, filosófica e política, que desenvolva uma prática orientada por sua ciência e articulada com os princípios e diretrizes do sistema público de saúde vigente no país, sendo capaz de assistir, com base no pensamento crítico e reflexivo, pessoas e coletivos com ética, eficiência e compromisso.
Destarte, habilita o profissional para o exercício da profissão nas áreas da assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem, considerando as prerrogativas éticas e legais do Bacharelado em Enfermagem, as necessidades emergentes em saúde e os movimentos do mercado de trabalho.
De acordo com o PDI da FVS e a partir das discussões do NDE do curso de Enfermagem, somado aos pressupostos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Enfermagem, descreve-se como perfil do egresso do Curso de Enfermagem. De acordo com o art. 3° das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Enfermagem, a FVS visa formar um profissional com capacidade de atuar e analisar o processo de cuidar na sua complexidade, tendo como referencial a responsabilidade social, o compromisso com a cidadania e o papel de promotor da saúde integral do ser humano, incentivando uma postura profissional ética, crítica, e construtiva, a partir de uma sólida formação geral e humanística, que permita a apreensão da realidade circundante, de tal forma que o aluno/ profissional seja capaz de reconstruí-la e recriá-la, objetivando o desenvolvimento social e humano da região, preparando-o para a realidade profissional, especificamente na área da enfermagem. A FVS Busca a formação de um profissional capaz de refletir criticamente sobre o sistema de saúde, o seu papel na sociedade, sobre a necessidade de um desenvolvimento regional qualificado e sobre sua responsabilidade com o progresso da saúde, ciência e tecnologia, tendo sempre motivação para a educação continuada.
1. COMPETÊNCIAS GERAISO egresso deve ser capaz de atender as necessidades de saúde do indivíduo, família e/ou comunidade, com ênfase no Sistema Unido de Saúde (SUS) e assegurar a integralidade da atenção, a qualidade, a humanização do atendimento e a gestão do cuidado. Sendo um profissional cidadão que atue nos princípios da ética e em total respeito ao Código de Ética de Enfermagem, articulado às competências e habilidades descritas nas Diretrizes Curriculares do Curso. Tendo em vista os princípios do PDI, os objetivos do curso e as competências e habilidades gerais descritas no Art. 4º da Resolução CNE/CES Nº 3, de 07 de novembro de 2001, as diversas estratégias desenvolvidas no curso de Enfermagem da FVS tem como objetivo formar o profissional para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
● Atenção à saúde; ● Tomada de decisões; ● Comunicação; ● Liderança; ● Administração e gerenciamento; ● Educação permanente.Disciplina | C.H Total |
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Introdução à Educação a Distância (EaD) | 40 |
Intordução ao Serviço Social | 60 |
Leitura e Interpretação de Textos | 40 |
Metodologia do Trabalho Científico | 40 |
Filosofia Social | 60 |
Trabalho e Questão Social | 60 |
Projeto Interdisciplinar de Extensão I | 60 |
Disciplina | C.H Total |
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Direito e Legislação Social | 40 |
Economia Politica e Serviço Social | 40 |
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I | 60 |
Bases do Pensamento Político Ocidental | 60 |
Identidades Culturais | 40 |
Produção Social | 60 |
Projeto Interdisciplinar de Extensão II | 80 |
Disciplina | C.H Total |
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Ética Profissional e Serviço Social | 60 |
Fundamentos Históricos E Teórico Metodológicos do Serviço Social II | 60 |
Teoria Social I | 60 |
Psicologia Social e Processos Grupais | 60 |
Relações Étnico-racial: História e Cultura Afro Brasileira e Indígena | 60 |
Projeto Interdisciplinar de Extensão III | 80 |
Disciplina | C.H Total |
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Direitos Humanos | 40 |
Teoria Social II | 60 |
Transformações Societárias e Processos de Trabalho | 60 |
Pesquisa em Serviço Social I | 40 |
Pesquisa em Serviço Social I | 40 |
Política Social | 60 |
Projetos Interdisciplinares de Extensão IV | 60 |
Disciplina | C.H Total |
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Gestão, Liderança e Empreendedorismo | 60 |
Instrumentalidade em Serviço Social | 60 |
Gestão Social e Serviço Social | 60 |
Seguridade Social I – Assistência Social | 40 |
Pesquisa em Serviço Social I | 40 |
Família e Seguimentos Sociais Vulneráveis | 60 |
Projetos Interdisciplinares de Extensão V | 60 |
Disciplina | C.H Total |
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Elaboração de Projetos | 40 |
Seguridade Social II – Saúde | 40 |
Família, Grupos e Redes | 40 |
Responsabilidade Social e Ambiental | 40 |
Infância, Adolescência e cidadania | 40 |
Estágio Supervisionado Curricular em Serviço Social I | 180 |
Disciplina | C.H Total |
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Seguridade Social III – Previdência Social | 40 |
Acumulação capitalista e Desigualdades Sociais | 60 |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 60 |
Optativa I | 40 |
Movimentos Sociais e Poder Local | 40 |
Estágio Supervisionado Curricular em Serviço Social II | 180 |
Disciplina | C.H Total |
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LIbras – Língua Brasileira de Sinais | 40 |
Optativa II | 60 |
Saúde Coletiva e Serviço Social | 60 |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 60 |
Estágio Supervisionado Curricular em Serviço Social III | 180 |
Atividades Complementares | 110 |
Disciplina | C.H Total |
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Filosofia Política | 40 |
Política da Educação | 40 |
Questão Urbana e Rural | 40 |
Família, grupos e Redes Sociais | 40 |
Psicanálise e Serviço Social | 40 |
Movimentos Sociais e Poder Local | 40 |
Associativismo e Cooperativismo | 40 |
Serviço Social Jurídico | 40 |
COORDENAÇÃO
Rafael Rodrigues da Silva
Informações
- COORD - Rafael Rodrigues da Silva
- DURAÇÃO - 8 semestres (4 anos)
- GRAU - Bacharelado
-
CARGA HORÁRIA -
DISCIPLINAS DO CURSO: 3.170H