Psicologia
Bacharelado em Psicologia na ViaSapiens: Integrando Tradição e Inovação
Bem-vindo ao Curso de Psicologia da Faculdade ViaSapiens, onde formamos profissionais alinhados às diretrizes nacionais, mas com um olhar atento às necessidades locais. Nossos objetivos refletem não apenas a tradição acadêmica, mas também a inovação constante, proporcionando uma formação sólida e relevante.
Coerência e Diálogo Constante: Nossos objetivos são forjados em coerência com a estrutura curricular, o perfil do egresso e a realidade educacional atual. O diálogo ativo com a comunidade acadêmica e a sociedade local é essencial, garantindo que nossas metas estejam em sintonia com as demandas regionais.
Além das Estruturas Vigentes: Na ViaSapiens, devemos afirmar que a educação vai além da reprodução de estruturas existentes. Buscamos constantemente inovação, abrindo espaço para novas ideias e práticas que promovam uma visão de corresponsabilidade com a sociedade e a história.
Construindo Futuros Conscientes: Nosso compromisso vai além do ensino convencional. Buscamos formar indivíduos conscientes da construção de seu futuro e do impacto que têm na comunidade. Junte-se a nós
PERFIL DO EGRESSO
O perfil do egresso do curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade ViaSapiens é meticulosamente delineado pelas Diretrizes Curriculares para o Curso, conforme estabelecido na Resolução nº 5, de 15 de março de 2011. O curso visa primordialmente a formação de psicólogos comprometidos com a atuação profissional, pesquisa, práticas de extensão e ensino em Psicologia.
PRINCÍPIOS E COMPROMISSOS FUNDAMENTAIS:
Construção e Desenvolvimento do Conhecimento Científico em Psicologia: Foco na busca constante pela evolução do conhecimento científico na área, através de pesquisar qualitativas, quantitativa e quanti-qualitativa.
Compreensão dos Múltiplos Referenciais: Exploração abrangente dos referenciais que busca captar a complexidade das características psicológicas em suas interações biológicas, culturais e sociais.
Reconhecimento da Diversidade: Valorização da diversidade de perspectivas para uma compreensão holística do ser humano.
Compreensão Crítica dos Fenômenos Sociais: Análise crítica dos contextos sociais, econômicos, culturais e políticos, essenciais para a cidadania e atuação profissional.
Atuação em Diferentes Contextos: Consideração das necessidades sociais e dos direitos humanos, movendo-se à promoção da qualidade de vida em diversos contextos.
Respeito à Ética: Compromisso ético nas relações com clientes, colegas e público, assim como na produção e divulgação de pesquisas.
Aprimoramento Contínuo: Incentivo ao aprimoramento e à capacitação
DESCRIÇÃO DO CURSO, DIFERENCIAL, CAMPUS DE ATUAÇÃO
A Psicologia é a ciência que se dedica ao estudo do ser humano e seus processos psicológicos e comportamentais, tem como objetivo entender a forma como as pessoas pensam, sentem, se comportam e interagem com o mundo ao seu redor e consigo mesma. O curso de Psicologia se estrutura em conhecimentos teóricos e práticos oferecendo aos estudantes uma maior compreensão dos sujeitos e suas interações com o mundo e as demais pessoas em sua volta, tem um amplo campo de atuação como clínica, educação, organizações, saúde, esportes, entre outros.
O currículo do curso de Psicologia geralmente abrange disciplinas como psicologia clínica, psicologia social, psicologia do desenvolvimento, neuropsicológica, psicopatologia, avaliação psicológica, métodos de pesquisa, entre outras. Os estudantes também podem ter a oportunidade de se envolver em estágios práticos ou supervisionados para aplicar os conceitos aprendidos na prática.
Nosso diferencial está em dispor de:
Corpo Docente Qualificado: Aqui temos professores experientes na área e disciplina ministrada, o que proporciona aos estudantes acesso a um conhecimento de qualidade.
Laboratórios e Recursos: Temos também laboratórios de pesquisa e estudo, clínica escola, laboratório de avaliação psicológica e analítico experimental do comportamento e outras infraestruturas que permitem aos alunos adquirir experiência prática.
Ênfases Específicas: Quanto as ênfases oferecemos estágio em áreas específicas da Psicologia, como Psicologia Organizacional, Psicologia Social, Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar, Psicologia Educacional entre outras.
Atividades Extracurriculares: O aluno pode participar de grupos de estudos, seminários, workshops e outras atividades extracurriculares pode enriquecer a experiência acadêmica e profissional.
Integração de Prática e Teoria: O Curso oferece estágios práticos e oportunidades de pesquisa permitem que os alunos apliquem os conhecimentos teóricos na prática, preparando-os melhor para suas futuras carreiras.
Respeito à Ética: Compromisso ético nas relações com clientes, colegas e público, assim como na produção e divulgação de pesquisas.
PÓS GRADUAÇÃO
Especialização em: Psicologia da Educação e Neurodiversidade
A pós-graduação em Psicologia da Educação e Neurodiversidade proporcionara aos profissionais um maior aprofundamento de seus conhecimentos teóricos e práticos em relação à diversidade humana e neurológica, sendo capaz de aprender a identificar e atender às necessidades educacionais de pessoas neurodivergentes. Através desse estudo também é possível aprender novas estratégias de intervenção e adaptação de práticas pedagógicas capaz de promover a inclusão e o desenvolvimento de habilidade socioeducacionais dos alunos.
Tem como objetivo oferecer recursos para que profissionais sejam capazes de promover a inclusão e o progresso escolar dos alunos, independentemente de suas diferenças neurológicas, assim como contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva, diversa e acolhedora.
SOBRE A EXTENSÃO EM PSICOLOGIA
A extensão em Psicologia oferece aos estudantes, atividades que buscam levar os conhecimentos da Psicologia para fora do ambiente acadêmico e aplicá-los para beneficiar a sociedade. Isso pode envolver diversas ações, como palestras em escolas, workshops em empresas, programas de aconselhamento comunitário, projetos de pesquisa em colaboração com organizações locais, entre outros.
Dentre elas temos:
- Palestras e workshops sobre saúde mental e bem-estar em escolas, empresas e comunidades.
- Programas de orientação e roda de conversa para grupos específicos, como adolescentes, idosos ou pessoas em situação de vulnerabilidade.
- Parcerias com empresas e clínicas privadas e instituições públicas para oferecer suporte psicológico a populações em necessidade.
- Divulgação de pesquisas relevantes para a comunidade em linguagem acessível.
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Estatística | 30 |
Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Psicologia | 60 |
Genética e Evolução | 30 |
Meio Ambiente e Sustentabilidade | 60 |
Psicologia e Saúde | 60 |
Sociedade, Antropologia e Relações Étnicas e Raciais | 60 |
Leitura e Produção Textual (EAD) | 30 |
Prática Integrativa I | 60 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Filosofia | 60 |
Neuroanatomia | 90 |
Psicologia Comportamental I | 30 |
Psicologia do Desenvolvimento I | 60 |
Psicanálise I | 30 |
Teorias e Processos em Humanismo e Fenomenologia I | 30 |
Metodologia do Trabalho Científico (EAD) | 30 |
Optativa I | 30 |
Prática Integrativa II | 30 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Psiconeurofisiologia | 60 |
Psicanálise II | 60 |
Psicologia Analítico Comportamental II | 60 |
Psicologia do Desenvolvimento II | 60 |
Teorias e Processos em Humanismo e Fenomenologia II | 60 |
Teoria e Processos Cognitivo-Comportamentais I | 30 |
Sociologia Aplicada à Saúde (EAD) | 30 |
Prática Interdisciplinar de Extensão I | 40 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Processos Psicológicos Básicos | 30 |
Tecnicas em Avaliação Psicológica I | 60 |
Psicologia Social I | 30 |
Teoria e Processos Cognitivo-Comportamentais II | 60 |
Psicologia Social do trabalho e das Organizações I | 30 |
Estágio Supervisionado Básico I | 60 |
Optativa II | 30 |
Direitos Humanos e Cidadania (EAD) | 30 |
Psicologia da Educação e teorias da aprendizagem I | 30 |
Prática Interdisciplinar de Extensão II | 40 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Psicologia Social II | 60 |
Psicologia do Esporte (EAD) | 60 |
Técnicas em Avaliação Psicológica II | 60 |
Psicologia da Educação e teorias da aprendizagem II | 60 |
Psicologia Social do trabalho e das Organizações II | 60 |
Psicologia, Gênero, Sexualidade e Diversidade | 30 |
Prática Interdisciplinar de Extensão III | 40 |
Estágio Supervisionado Básico II | 80 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Psicoterapia Breve | 60 |
Psicopatologia | 60 |
Psicologia da Saúde I | 30 |
Ética, Direitos Humanos e Legislação Profissional em Psicologia | 60 |
Tanatonologia | 30 |
Psicodiagnóstico | 60 |
Prática Interdisciplinar de Extensão IV | 60 |
Estágio Supervisionado Básico III | 80 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Psicofarmacologia | 60 |
Psicologia da Saúde II | 60 |
Técnicas Psicoteráticas I | 60 |
Psicologia Jurídica | 30 |
Psicologia Hospitalar | 60 |
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | 60 |
Prática Interdisciplinar de Extensão V | 60 |
Estágio Supervisionado Básico IV | 80 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Psicoterapia Infantil | 60 |
Psicologia das Emergencias, Desastres e Luto | 30 |
Técnicas Psicoteráticas II | 60 |
Método de Pesquisa em Psicologia | 60 |
Psicologia Comunitária | 60 |
Intervenções Clínicas (Abordagens) | 60 |
Psicologia e Práticas Grupais | 60 |
Prática Interdisciplinar de Extensão VI | 60 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Estágio Supervisionado Específico I | 300 |
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I | 60 |
Prática Interdisciplinar de Extensão VII | 60 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Estágio Supervisionado Específico II | 300 |
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) II | 60 |
Prática Interdisciplinar de Extensão VIII | 80 |
Atividades Complementares | 80 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Diagnostico, cultural e clima Organizacional | 30 |
Psicologia e Saúde do Trabalhador | 30 |
Psicopatologia do Trabalho | 30 |
Trabalho: Responsabilidade Social e Sustentabilidade | 30 |
Técnicas de Entrevista | 30 |
Comportamento Organizacional | 30 |
Fundamentos de Gestão | 30 |
Psicologia Junguiana | 30 |
Gestalt Terapia | 30 |
Terapias Psicodramáticas | 30 |
Ludoterapia | 30 |
Psicologia em Dependência Química | 30 |
COORDENAÇÃO
Anderson da Silva Pereira Mourato dos Reis
Informações
- COORD - Anderson da Silva Pereira Mourato dos Reis
- DURAÇÃO - 10 semestres (5 anos)
- GRAU - Bacharelado
-
CARGA HORÁRIA -
DISCIPLINAS DO CURSO: 4.330H - VAGAS - 100 Vagas Anuais
- TURNO - Noturno