Pedagogia
Curso de especialização
escolha quando começar
aulas 100% ead online
conteúdo multiplataforma
Desta forma, o curso de Pedagogia tem sua concepção fundamentada na visão da Faculdade VIASAPIENS em ser uma instituição de ensino superior impulsionadora do crescimento local, regional, estadual e nacional. Os objetivos da IES em implantar e investir em um curso de licenciatura, vem de encontro a um desejo de toda a sociedade que anseia urgentemente por um conceito de qualidade efetivo na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Educação Básica), bem como nas demais modalidades de ensino e também em outros espaços que se faz necessário conhecimento pedagógico.
A oferta do curso de Pedagogia também vem de encontro aos pressupostos legais contidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e das Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de graduação, as quais determinam que a formação de professores da educação básica, deve-se dar, preferencialmente, em nível de formação superior.
A Faculdade ViaSapiens acredita que o curso de Pedagogia (licenciatura) tem plenas condições de alterar a realidade educativa da região, formando profissionais preparados para atuar nas escolas públicas e privadas e outros ambientes em que sejam requeridos conhecimentos pedagógicos.
Além destes fatores, a Faculdade concebe que este curso proporciona condições de emancipação dos futuros profissionais, uma vez que a formação em nível superior de qualquer sujeito possibilita ao indivíduo novas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, visto que a demanda por pedagogos é emergente e ainda há uma crescente expansão de mercado para este profissional, que pode atuar em espaços diferenciados. Com isso, existe como efeito econômico o aumento do poder de compra dos sujeitos, que afeta positivamente a economia.
O Curso de Pedagogia possibilita agilidade e qualidade na formação de graduados em educação, ligados diretamente ao mundo do trabalho, viabilizando o aporte de recursos humanos necessários ao atendimento de demandas de pedagogos em espaços escolares e não escolares. Dessa forma, o currículo do curso visa atender esse contexto de mudanças, contribuindo de maneira significativa para o atendimento das demandas da sociedade Brasileira.
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do curso de Pedagogia em EAD da Faculdade ViaSapiens será um profissional com sólida formação geral, humanística, capacidade de análise, domínio e pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.
Em conformidade com as DCN’s e com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC da Educação Básica o currículo foi concebido em observância às dez competências gerais que devem ser desenvolvidas pelos estudantes, tendo como princípio a Educação Integral, que privilegia o desenvolvimento pleno das pessoas.
Essas competências estabelecem um paradigma que não pode ser diferente para a formação do professor. Assim, as competências profissionais docentes previstas para o curso de Pedagogia da Faculdade ViaSapiens pressupõem o desenvolvimento, pelo licenciando, das competências gerais, bem como das aprendizagens essenciais a serem garantidas a todos os estudantes. Assim, os componentes curriculares do curso de Pedagogia da Faculdade ViaSapiens foram estabelecidos em conformidade com as competências gerais e específicas para a docência, e as habilidades a elas correspondentes, e compõem a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).
Disciplina | C.H Total |
---|---|
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EaD | 60 |
Filosofia | 60 |
Leitura, e Produção Textual | 80 |
História da Educação | 60 |
Tecnologias Digitais e Práticas Inovadoras nos Processos Educativos | 60 |
Sociologia | 60 |
Projeto Interdisciplinar de Extensão I | 44 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Psicologia da Educação (Infância e Adolescência) | 60 |
Política e Organização da Educação no Brasil | 60 |
Princípios Gerais da Administração Escolar | 60 |
Relações Interpessoais na Escola e Administração de Conflitos na Escola | 60 |
Gestão de Processos Educacionais | 60 |
Atividades Práticas Pedagógicas I | 60 |
Projeto Interdisciplinar de Extensão II | 44 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Educação Infantil | 100 |
Alfabetização e Letramento | 80 |
Ludicidade e Desenvolvimento da Pessoa | 40 |
Psicomotricidade e Movimento | 40 |
Metodologia da Pesquisa Científica | 40 |
Atividades Práticas Pedagógicas II | 40 |
Projeto Interdisciplinar de Extensão III | 44 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Conteúdo e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos | 40 |
Conteúdo e Metodologia do Ensino de Portuguesa | 80 |
Conteúdo e Metodologia do Ensino de Geografia | 80 |
Psicologia da Aprendizagem | 40 |
Conteúdo e Metodologia do Ensino de História | 80 |
Atividades Práticas Pedagógicas III | 40 |
Projeto Interdisciplinar de Extensão IV | 44 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Conteúdo e Metodologia do Ensino de Matemática | 120 |
Conteúdo e Metodologia do Ensino de Ciências | 80 |
Educação Inclusiva | 100 |
Educação Física | 60 |
Artes | 60 |
Atividades Práticas Pedagógicas III | 60 |
Projeto Interdisciplinar de Educação V | 44 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Literatura Infanto-Juvenil | 40 |
História da Cultura Afro-brasileira e Indígena | 40 |
Educação do Campo e Educação Contextualizada | 40 |
Educação e Diversidade | 40 |
Empreendedorismo | 40 |
Estágio Supervisionado I | 150 |
Projeto Interdisciplinar de Extensão I | 44 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Avaliação da Aprendizagem | 60 |
Gestão de Processos Educacionais Não-Escolares | 40 |
Didática, Formação e Profissionalização Docente | 60 |
Teorias do Currículo | 40 |
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I | 30 |
Estágio Supervisionado II | 150 |
Atividades Práticas Pedagógicas IV | 40 |
Projeto Interdisciplinar de Extensão II | 44 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
LÍngua Brasileira de Sinais – Libras | 40 |
Educação e Direitos Humanos | 40 |
Tópicos Especiais | 40 |
Estágio Supervisionado III | 150 |
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) II | 30 |
Atividades Complementares | |
Projeto Interdisciplinar de Extensão |
COORDENAÇÃO
Amanda de Lima Silva
Informações
- COORD - Amanda de Lima Silva
- DURAÇÃO - 8 semestres (4 anos)
- GRAU - Licenciatura
-
CARGA HORÁRIA -
DISCIPLINAS DO CURSO: 2.530 - VAGAS - 400 Vagas Anuais