Enfermagem
A proposta está pautada em concepções pedagógicas crítico-reflexivas e filosóficas que valorizam a ética, a humanização e o cuidado integral em enfermagem. Nesse caso, propõe-se um modelo de currículo em regime seriado semestral, com matrículas por disciplina, exceto no primeiro período, que favoreça a indução de processos de ensino-aprendizagem flexíveis, dinâmicos, centrados no estudante, baseado em problemas e na aprendizagem significativa, mediante a adoção de metodologias ativas, e que possibilite a incorporação de uma concepção mais ampliada de saúde.
Tendo como objetivo formar o(a) enfermeiro(a) dotado de competência técnica, científica, filosófica e política, que desenvolva uma prática orientada por sua ciência e articulada com os princípios e diretrizes do sistema público de saúde vigente no país, sendo capaz de assistir, com base no pensamento crítico e reflexivo, pessoas e coletivos com ética, eficiência e compromisso.
Destarte, habilita o profissional para o exercício da profissão nas áreas da assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem, considerando as prerrogativas éticas e legais do Bacharelado em Enfermagem, as necessidades emergentes em saúde e os movimentos do mercado de trabalho.
PERFIL DO EGRESSO
De acordo com o PDI da FVS e a partir das discussões do NDE do curso de Enfermagem, somado aos pressupostos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Enfermagem, descreve-se como perfil do egresso do Curso de Enfermagem. De acordo com o art. 3° das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Enfermagem, a FVS visa formar um profissional com capacidade de atuar e analisar o processo de cuidar na sua complexidade, tendo como referencial a responsabilidade social, o compromisso com a cidadania e o papel de promotor da saúde integral do ser humano, incentivando uma postura profissional ética, crítica, e construtiva, a partir de uma sólida formação geral e humanística, que permita a apreensão da realidade circundante, de tal forma que o aluno/ profissional seja capaz de reconstruí-la e recriá-la, objetivando o desenvolvimento social e humano da região, preparando-o para a realidade profissional, especificamente na área da enfermagem.
A FVS Busca a formação de um profissional capaz de refletir criticamente sobre o sistema de saúde, o seu papel na sociedade, sobre a necessidade de um desenvolvimento regional qualificado e sobre sua responsabilidade com o progresso da saúde, ciência e tecnologia, tendo sempre motivação para a educação continuada.
1. COMPETÊNCIAS GERAIS
O egresso deve ser capaz de atender as necessidades de saúde do indivíduo, família e/ou comunidade, com ênfase no Sistema Unido de Saúde (SUS) e assegurar a integralidade da atenção, a qualidade, a humanização do atendimento e a gestão do cuidado. Sendo um profissional cidadão que atue nos princípios da ética e em total respeito ao Código de Ética de Enfermagem, articulado às competências e habilidades descritas nas Diretrizes Curriculares do Curso. Tendo em vista os princípios do PDI, os objetivos do curso e as competências e habilidades gerais descritas no Art. 4º da Resolução CNE/CES Nº 3, de 07 de novembro de 2001, as diversas estratégias desenvolvidas no curso de Enfermagem da FVS tem como objetivo formar o profissional para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
● Atenção à saúde;
● Tomada de decisões;
● Comunicação;
● Liderança;
● Administração e gerenciamento;
● Educação permanente.
Disciplina | C.H Total |
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Anatomia Humana | 120 |
Biossegurança e Educação Ambiental | 60 |
Bioquímica Humana | 90 |
Fundamentos da Enfermagem e o Agir Profisssional | 60 |
Leitura e Produção Textual (Ead) | 30 |
Disciplina | C.H Total |
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Biofísica | 30 |
Citologia e Genética Humana | 90 |
Doenças Tropicais e Parasitárias | 60 |
Epidemioogia e Bioestatística | 60 |
Legislação do Exercício Profissional em Enfermagem | 30 |
Políticas e Programas Públicos de Saúde | 60 |
Metodologia do Trabalho Científico (EaD) | 30 |
Disciplina | C.H Total |
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Fisiologia Humana | 90 |
Histologia e Embriologia | 90 |
Microbiologia e Imunologia | 90 |
Psicologia e Saúde | 60 |
Direitos Humanos e Questões Ètnico Raciais (EaD) | 30 |
Prática Interdisciplinar de Extensão I | 60 |
Disciplina | C.H Total |
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Farmacologia Aplicada à Enfermagem | 60 |
Nutrição Aplicada à Enfermagem | 60 |
Saúde Coletiva | 90 |
Semiologia e Semiotécnica | 120 |
Sociologia Aplicada à Saúde (EaD) | 30 |
Prática Interdisciplinar de Extensão II | 60 |
Disciplina | C.H Total |
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Enfermagem na Saúde do Adulto | 90 |
Gestão e Sistematização em Serviços de Saúde I | 30 |
Inovação Tecnológica e Empreendedorismo na Saúde | 30 |
Processos Patológicos em Enfermagem | 90 |
Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis | 60 |
Princípios da Educação em Saúde (EaD) | 30 |
Prática Interdisciplinar de Extensão III | 60 |
Disciplina | C.H Total |
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Gestão e Sistematização em Serviços de Saúde II | 30 |
Administração e Auditoria em Serviços de Saúde | 30 |
Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental | 90 |
Cuidados Integrativos em Saúde da Mulher | 90 |
Cuidados na Saúde do Neonato, Criança e Adolescente | 90 |
Prática Interdisciplinar de Extensão IV | 60 |
Disciplina | C.H Total |
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Enfermagem Perioperatório e Processos de Esterilização | 90 |
Enfermagem na Saúde do Idoso | 90 |
Saúde e Segurança do Paciente | 30 |
Humanização e Cuidados Paliativos ao Paciente | 30 |
Bioética e Posicionamento Profissional em Enfermagem | 30 |
Optativa I | 30 |
Prática Interdisciplinar de Extensão V | 80 |
Disciplina | C.H Total |
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Assistência em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) | 90 |
Urgência, Emergência e Trauma | 90 |
Optativa II | 30 |
Práticas Clínicas em Enfermagem | 60 |
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | 30 |
Prática Interdisciplinar de Extensão VI | 80 |
Disciplina | C.H Total |
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Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I | 60 |
Estágio Supervisionado I | 430 |
Prática Interdisciplinar de Extensão VII | 80 |
Disciplina | C.H Total |
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Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) II | 60 |
Estágio Supervisionado II | 430 |
Atividades Complementares | 80 |
Disciplina | C.H Total |
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PICS em Saúde | 30 |
Diagnósticos e Interpretação de Exames Laboratoriais | 30 |
Fisiopatologia das Doenças | 30 |
Enfermagem Oncológica | 30 |
Saúde do Trabalhador | 30 |
Enfermagem em Estomaterapia Clínica | 30 |
Enfermagem em Nefrologia | 30 |
Enfermagem Estética | 30 |
Enfermagem em Hemoterapia | 30 |
COORDENAÇÃO
Bruno Cavalcante Frota
Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (2011), Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará (2013), Especialização em Gerência de Centros de Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2015), Especialização (MBA) em Auditoria em Saúde pela Universidade Anhanguera – UNIDERP (2022) e Mestrado em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2019). Regime de trabalho em tempo integral, com experiência no magistério superior de 10 anos.
Informações
- COORD - Bruno Cavalcante Frota
- DURAÇÃO - 10 semestres (5 anos)
- GRAU - Bacharelado
-
CARGA HORÁRIA -
DISCIPLINAS DO CURSO: 4.240H - VAGAS - 120 Vagas Anuais
- TURNO - Noturno