Educação Inclusiva

Confira os benefícios e disciplinas do curso
Curso de especialização
escolha quando começar
duração
06 meses
estudos 100% digital
A Pós-Graduação em Educação Inclusiva tem como propósito formar profissionais comprometidos com uma educação ética, sensível e efetivamente inclusiva. Em um contexto educacional que valoriza a diversidade e o respeito às diferenças, capacitar educadores para acolher todos os alunos — independentemente de suas características físicas, cognitivas, emocionais ou sociais — é uma urgência pedagógica e um compromisso com a equidade e a justiça social.
Com uma proposta inovadora, o curso alia fundamentos teóricos sólidos a práticas pedagógicas contextualizadas, abordando temas como políticas públicas de inclusão, práticas curriculares adaptadas, tecnologias assistivas, estratégias de ensino diferenciadas e o atendimento educacional especializado (AEE). O corpo docente é composto por profissionais experientes, atuantes na área, que promovem reflexões críticas e aprofundadas sobre os desafios e as potencialidades de uma escola verdadeiramente inclusiva.
Voltada a professores, pedagogos, gestores escolares, psicopedagogos e demais profissionais da educação, esta especialização é ideal para quem deseja ser agente de transformação, contribuindo para uma educação acessível, plural e de qualidade para todos.
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Educação Inclusiva: Princípio e Prática I | 40 |
Educação Inclusiva: Princípio E Prática II | 40 |
Fundamentos e Metodologia I | 40 |
Fundamentos e Metodologia II | 40 |
Alunos com Deficiência | 40 |
Educação Inclusiva e as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC | 40 |
Identificação das Necessidades Educacionais dos Alunos Especiais | 40 |
Dificuldades de Aprendizagem e o Ensino | 40 |
Diversidade e Inclusão | 40 |
Educação Inclusiva e a Neuroaprendizagem | 40 |
Direitos Humanos | 40 |
Didática do Ensino Superior | 40 |
Total de Carga Horária | 480 |
COORDENAÇÃO
Amanda de Lima Silva
Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira PPG-UFC. Especialista em Docência do Ensino Superior Faculdade Porto das Águas-FAPAG. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Compõe o Grupo de Estudos e Pesquisa EDUCAMPO- CNPQ e a Linha de Pesquisa Educação, Movimentos Sociais e Escola. Coordenadora Geral da Faculdade ViaSapiens. Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD da Faculdade ViaSapiens. Professora dos Cursos de Graduação em Pedagogia, Ciência Contábeis e Administração na Faculdade ViaSapiens. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade ViaSapiens. Assessora Social do Projeto Paulo Freire/ Instituto Antônio Conselheiro (IAC) em Parceria com a Secretária do Desenvolvimento Agrário do Ceará 2018 a 2021. Coordenadora do Projeto, Políticas Públicas: Promoção de Direitos dos Povos do Semiárido/ Instituto Antônio Conselheiro (IAC) – 2018. Coordenadora pedagógica do programa Social Cisternas nas Escolas/Cáritas Regional Ceará – 2017. Coordenadora Pedagógica na Escola Família Agrícola Chico Antônio Bié (EFA)- 2014 a 2016. Monitora do processo de Aprendizagem de Educandos Jovens e Adultos Residentes em áreas de Assentamento Rural e Formadora dos Educadores/ Projeto Ciências e Experiência no Fazer e Saber da Reforma Agrária- Universidade Federal do Ceará (UFC). De 2011 a 2015.
Informações
- COORD - Amanda de Lima Silva
- DURAÇÃO - 06 Meses
- GRAU - Especialização
-
CARGA HORÁRIA -
DISCIPLINAS DO CURSO: 480H - MODALIDADE - EAD