Análise e Desenvolvimento de Sistemas

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APRESENTAÇÃO

Nas últimas décadas, com a transição da Era Industrial para a Era da Informação e o crescimento do fenômeno da globalização, verifica-se que o mercado mundial se tornou mais competitivo e exigente, tanto em produtos quanto em serviços, o que implica no desenvolvimento de novas habilidades e posturas profissionais.

Neste contexto, a informática está inserida na totalidade dos segmentos do setor produtivo, tornando-se uma realidade do mundo do trabalho, em que a maioria das empresas, não importando seu ramo de atividade, porte ou capital são dependentes direta ou indiretamente de sistemas de computadores, o que impõe a qualificação de profissionais que atendam essa demanda. Portanto, é imprescindível para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, da Serra da Ibiapaba e das regiões de inserção dos polos da FVS.

A partir de então, iniciou-se o processo de seleção da Coordenação e do corpo docente responsáveis por conduzir o curso. Essa fase foi de extrema importância para estabelecer os fundamentos essenciais para o desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso, como a definição da matriz curricular, adoção de metodologias de ensino adequadas, garantia de infraestrutura física e tecnológica de qualidade, bem como a elaboração de uma proposta orçamentária abrangente para viabilizar todas as atividades necessárias à implantação do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Essas medidas foram essenciais para assegurar uma base sólida e garantir o sucesso do curso, visando à formação de profissionais de excelência na área tecnológica.

As discussões realizadas para a proposta curricular do Curso de ADS foi cuidadosamente elaborada, tendo como base o princípio da interdisciplinaridade. A organização do curso define componentes curriculares gerais e relativas a cada uma das áreas de formação, por meio de conteúdos básicos e tecnológicos para compor um projeto de formação capaz de contemplar os respectivos graus de abrangência e de profundidade condizentes com o perfil, as competências e as habilidades especificadas para os egressos, com base no CATÁLOGO NACIONAL DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA do Ministério da Educação (MEC).

A formação dos alunos também se baseia em valores morais e éticos, reforçando a importância da conduta profissional responsável. Os estudantes são encorajados a exercer a profissão com consciência de seus limites, comprometimento técnico-científico e responsabilidade social. Dessa forma, o objetivo central é formar profissionais de Análise e Desenvolvimento de Sistemas preparados para enfrentar os desafios da área, com uma visão abrangente, capazes de se adaptar e utilizar as inovações tecnológicas em benefício de uma prática profissional eficaz e humanizada.

Para alcançar o objetivo do curso foram adotadas novas tecnologias educacionais que visam capacitar os estudantes a se tornarem profissionais completos. O currículo foi estruturado de forma a incentivar a busca contínua por conhecimento, estimulando os alunos a se manterem atualizados sobre os avanços na área tecnológicas. Além disso, destaca-se a importância do trabalho em equipe e da integração de diferentes disciplinas, reconhecendo a complexidade dos problemas sociais e a necessidade de uma abordagem holística.

Impulsionada pelo contínuo crescimento econômico da região na qual está inserida e o aumento da demanda por profissionais qualificados, a FVS reconheceu a necessidade de estabelecer o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Para além da ampliação do mercado de trabalho, a região carece de profissionais habilitados/as criticamente para elaborar, planejar, organizar e gestar políticas públicas, programas e projetos sociais com foco na efetivação de direitos.

A Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma profissão que intervém fortemente no âmbito do processamento de informações nas diferentes políticas dentro do âmbito da saúde, assistência social, educação, habitação, políticas de direitos, outras áreas ligadas a Tecnologia de Informação e Análise de Dados, entre outras áreas que demandem a intervenção técnica desta profissão. Nota-se um espaço fecundo para inserção dos/as egressos/as do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas que também podem trabalhar em instituições privadas e no terceiro setor.

A FVS, como Instituição de Ensino Superior, consoante com seus valores humanistas, sociais e democráticos, pretende contribuir para a formação integral da personalidade, do pensamento crítico e da cultura de seus alunos, mediante o cultivo, a produção e a transmissão do saber nas diversas áreas do conhecimento, consubstanciado em suas atividades de ensino, pesquisa – (iniciação científica) e extensão.

PERFIL DO EGRESSO

O processo educativo do curso atende às políticas definidas no PDI ao propor na sua organização didático-pedagógica, um conjunto de atividades de ensino-aprendizagem que orientam para a formação de um cidadão profissional com:

I. Sólida formação, técnica e científica;
II. Compromisso com a ética, estética e princípios democráticos;
III. Formação humanística;
IV. Responsabilidade social, ambiental e cidadania;
V. Espírito investigativo e crítico;
VI. Capacidade de aprendizagem autônoma e continuada;
VII. Disposição para trabalhar coletivamente.

O Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi construído pelo seu NDE a partir da reflexão das exigências do mercado de trabalho, e assume seu cumprimento integral como um compromisso institucional, tendo presente em suas ações que este compromisso estabeleça os princípios da identidade institucional e expresse a missão, os objetivos, os valores, as práticas pedagógicas, as políticas de ensino e extensão e sua incidência social e regional.

Através de critérios pedagógicos, a política de ensino da FVS privilegiará a formação por competências e habilidades. Assim a estrutura e a concepção curricular, favorece a flexibilidade e a interdisciplinaridade, investirão em projetos alinhados com a identidade e com a missão institucional, fortalecerão diversas modalidades de ensino-aprendizagem, assim como fomentarão a inovação, a produção do conhecimento e a participação nas atividades e compromissos da comunidade acadêmica. Tais aspectos da política institucional são expressos neste PPC na medida em que a estrutura curricular propõe o desenvolvimento integral do aluno, centrado em competências e habilidades próprias dos profissionais da área tecnológica.

 
Disciplina C.H
Total
Arquitetura de Computadores 40
Direitos Humanos e Questões Étnicos Raciais 40
Comunicação e Expressão 40
Introdução à Educação a Distância (EAD) 40
Governança em TI 60
Algoritmos e Lógica de Programação 80
Língua Inglesa Aplicada 60
Projeto Interdisciplinar de Extensão I 40
Disciplina C.H
Total
Direito Cibernético 40
Laboratório de Estruturas de Dados e Programação 80
Matemática Aplicada à Computação 60
Segurança e Auditoria de Sistemas 60
Gestão de Projetos 40
Sistemas Distribuídos 80
Projeto Interdisciplinar de Extensão II 40
Disciplina C.H
Total
Ambiente de Desenvolvimento e Operação – DevOps 80
Gerenciamento Ágil de Projetos de Software 80
Programação e Administração de Banco de Dados 80
Laboratório de Programação Orientada a Objetos 80
Responsabilidade Social e Ambiental 40
Projeto Interdisciplinar de Extensão III 40
 
Disciplina C.H
Total
Redes de Computadores 80
Programação para WEB 80
Design de Interface de Usuário com Design Thinking 60
Programação e administração de banco de dados 60
Desenvolvimento de Sistemas Web 80
Projeto Interdisciplinar de Extensão IV 40
Disciplina C.H Total
Testes e Homologação de Software 80
Desenvolvimento para Dispositivos Móveis 80
Inteligência Artificial 80
Serviços de Rede 80
Optativa I 40
Projeto Interdisciplinar de Extensão V 40

 

DisciplinaC.H
Total
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS40
Empreendedorismo60
Optativa II40
Projeto Interdisciplinar de Extensão VI60
Atividades Complementares100
DisciplinaC.H
Total
Computadores e Sociedade40
Engenharia de Software40
Economia e Política40
Introdução a Administração40
Introdução da Teoria da Computação40
Sistema da Informação Gerencial40
Tópicos Especiais40

COORDENAÇÃO

Janaide Nogueira de Sousa Ximenes

Informações

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