Enfermagem

APRESENTAÇÃO

A proposta está pautada em concepções pedagógicas crítico-reflexivas e filosóficas que valorizam a ética, a humanização e o cuidado integral em enfermagem. Nesse caso, propõe-se um modelo de currículo em regime seriado semestral, com matrículas por disciplina, exceto no primeiro período, que favoreça a indução de processos de ensino-aprendizagem flexíveis, dinâmicos, centrados no estudante, baseado em problemas e na aprendizagem significativa, mediante a adoção de metodologias ativas, e que possibilite a incorporação de uma concepção mais ampliada de saúde.

Tendo como objetivo formar o(a) enfermeiro(a) dotado de competência técnica, científica, filosófica e política, que desenvolva uma prática orientada por sua ciência e articulada com os princípios e diretrizes do sistema público de saúde vigente no país, sendo capaz de assistir, com base no pensamento crítico e reflexivo, pessoas e coletivos com ética, eficiência e compromisso.

Destarte, habilita o profissional para o exercício da profissão nas áreas da assistência, gestão, ensino e pesquisa em Enfermagem, considerando as prerrogativas éticas e legais do Bacharelado em Enfermagem, as necessidades emergentes em saúde e os movimentos do mercado de trabalho.

PERFIL DO EGRESSO

De acordo com o PDI da FVS e a partir das discussões do NDE do curso de Enfermagem, somado aos pressupostos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Enfermagem, descreve-se como perfil do egresso do Curso de Enfermagem. De acordo com o art. 3° das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Enfermagem, a FVS visa formar um profissional com capacidade de atuar e analisar o processo de cuidar na sua complexidade, tendo como referencial a responsabilidade social, o compromisso com a cidadania e o papel de promotor da saúde integral do ser humano, incentivando uma postura profissional ética, crítica, e construtiva, a partir de uma sólida formação geral e humanística, que permita a apreensão da realidade circundante, de tal forma que o aluno/ profissional seja capaz de reconstruí-la e recriá-la, objetivando o desenvolvimento social e humano da região, preparando-o para a realidade profissional, especificamente na área da enfermagem.

A FVS Busca a formação de um profissional capaz de refletir criticamente sobre o sistema de saúde, o seu papel na sociedade, sobre a necessidade de um desenvolvimento regional qualificado e sobre sua responsabilidade com o progresso da saúde, ciência e tecnologia, tendo sempre motivação para a educação continuada.

1. COMPETÊNCIAS GERAIS

O egresso deve ser capaz de atender as necessidades de saúde do indivíduo, família e/ou comunidade, com ênfase no Sistema Unido de Saúde (SUS) e assegurar a integralidade da atenção, a qualidade, a humanização do atendimento e a gestão do cuidado. Sendo um profissional cidadão que atue nos princípios da ética e em total respeito ao Código de Ética de Enfermagem, articulado às competências e habilidades descritas nas Diretrizes Curriculares do Curso. Tendo em vista os princípios do PDI, os objetivos do curso e as competências e habilidades gerais descritas no Art. 4º da Resolução CNE/CES Nº 3, de 07 de novembro de 2001, as diversas estratégias desenvolvidas no curso de Enfermagem da FVS tem como objetivo formar o profissional para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

● Atenção à saúde;
● Tomada de decisões;
● Comunicação;
● Liderança;
● Administração e gerenciamento;
● Educação permanente.

DisciplinaC.H
Total
Anatomia Humana120
Biossegurança e Educação Ambiental60
Bioquímica Humana90
Fundamentos da Enfermagem e o Agir Profisssional60
Leitura e Produção Textual (Ead)30
DisciplinaC.H
Total
Biofísica30
Citologia e Genética Humana90
Doenças Tropicais e Parasitárias60
Epidemioogia e Bioestatística60
Legislação do Exercício Profissional em Enfermagem30
Políticas e Programas Públicos de Saúde60
Metodologia do Trabalho Científico (EaD)30
DisciplinaC.H
Total
Fisiologia Humana90
Histologia e Embriologia90
Microbiologia e Imunologia90
Psicologia e Saúde60
Direitos Humanos e Questões Ètnico Raciais (EaD)30
Prática Interdisciplinar de Extensão I60
DisciplinaC.H
Total
Farmacologia Aplicada à Enfermagem60
Nutrição Aplicada à Enfermagem60
Saúde Coletiva90
Semiologia e Semiotécnica120
Sociologia Aplicada à Saúde (EaD)30
Prática Interdisciplinar de Extensão II60
DisciplinaC.H
Total
Enfermagem na Saúde do Adulto90
Gestão e Sistematização em Serviços de Saúde I30
Inovação Tecnológica e Empreendedorismo na Saúde30
Processos Patológicos em Enfermagem90
Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis60
Princípios da Educação em Saúde (EaD)30
Prática Interdisciplinar de Extensão III60

 

DisciplinaC.H
Total
Gestão e Sistematização em Serviços de Saúde II30
Administração e Auditoria em Serviços de Saúde30
Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental90
Cuidados Integrativos em Saúde da Mulher90
Cuidados na Saúde do Neonato, Criança e Adolescente90
Prática Interdisciplinar de Extensão IV60
DisciplinaC.H
Total
Enfermagem Perioperatório e Processos de Esterilização90
Enfermagem na Saúde do Idoso90
Saúde e Segurança do Paciente30
Humanização e Cuidados Paliativos ao Paciente30
Bioética e Posicionamento Profissional em Enfermagem30
Optativa I30
Prática Interdisciplinar de Extensão V80
 
Disciplina C.H Total
Assistência em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 90
Urgência, Emergência e Trauma 90
Optativa II 30
Práticas Clínicas em Enfermagem 60
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS 30
Prática Interdisciplinar de Extensão VI 80
DisciplinaC.H
Total
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I60
Estágio Supervisionado I 430
Prática Interdisciplinar de Extensão VII80

 

DisciplinaC.H
Total
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) II60
Estágio Supervisionado II430
Atividades Complementares80
DisciplinaC.H
Total
PICS em Saúde30
Diagnósticos e Interpretação de Exames Laboratoriais30
Fisiopatologia das Doenças30
Enfermagem Oncológica30
Saúde do Trabalhador30
Enfermagem em Estomaterapia Clínica30
Enfermagem em Nefrologia30
Enfermagem Estética30
Enfermagem em Hemoterapia30

COORDENAÇÃO

Bruno Cavalcante Frota

Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (2011), Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará (2013), Especialização em Gerência de Centros de Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2015), Especialização (MBA) em Auditoria em Saúde pela Universidade Anhanguera – UNIDERP (2022) e Mestrado em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2019). Regime de trabalho em tempo integral, com experiência no magistério superior de 10 anos.

Informações

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