Psicologia

APRESENTAÇÃO
Bacharelado em Psicologia na ViaSapiens: Integrando Tradição e Inovação
Bem-vindo ao Curso de Psicologia da Faculdade ViaSapiens, onde formamos profissionais alinhados às diretrizes nacionais, mas com um olhar atento às necessidades locais. Nossos objetivos refletem não apenas a tradição acadêmica, mas também a inovação constante, proporcionando uma formação sólida e relevante.
Coerência e Diálogo Constante:
Nossos objetivos são forjados em coerência com a estrutura curricular, o perfil do egresso e a realidade educacional atual. O diálogo ativo com a comunidade acadêmica e a sociedade local é essencial, garantindo que nossas metas estejam em sintonia com as demandas regionais.
Além das Estruturas Vigentes:
Na ViaSapiens, devemos afirmar que a educação vai além da reprodução de estruturas existentes. Buscamos constantemente inovação, abrindo espaço para novas ideias e práticas que promovam uma visão de corresponsabilidade com a sociedade e a história.
Construindo Futuros Conscientes:
Nosso compromisso vai além do ensino convencional. Buscamos formar indivíduos conscientes da construção de seu futuro e do impacto que têm na comunidade. Junte-se a nós
O perfil do egresso do curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade ViaSapiens é meticulosamente delineado pelas Diretrizes Curriculares para o Curso, conforme estabelecido na Resolução nº 5, de 15 de março de 2011. O curso visa primordialmente a formação de psicólogos comprometidos com a atuação profissional, pesquisa, práticas de extensão e ensino em Psicologia.
PRINCÍPIOS E COMPROMISSOS FUNDAMENTAIS: Construção e Desenvolvimento do Conhecimento Científico em Psicologia: Foco na busca constante pela evolução do conhecimento científico na área, através de pesquisar qualitativas, quantitativa e quanti-qualitativa. Compreensão dos Múltiplos Referenciais: Exploração abrangente dos referenciais que busca captar a complexidade das características psicológicas em suas interações biológicas, culturais e sociais. Reconhecimento da Diversidade: Valorização da diversidade de perspectivas para uma compreensão holística do ser humano. Compreensão Crítica dos Fenômenos Sociais: Análise crítica dos contextos sociais, econômicos, culturais e políticos, essenciais para a cidadania e atuação profissional. Atuação em Diferentes Contextos: Consideração das necessidades sociais e dos direitos humanos, movendo-se à promoção da qualidade de vida em diversos contextos. Respeito à Ética: Compromisso ético nas relações com clientes, colegas e público, assim como na produção e divulgação de pesquisas. Aprimoramento Contínuo: Incentivo ao aprimoramento e à capacitação DESCRIÇÃO DO CURSO, DIFERENCIAL, CAMPUS DE ATUAÇÃOA Psicologia é a ciência que se dedica ao estudo do ser humano e seus processos psicológicos e comportamentais, tem como objetivo entender a forma como as pessoas pensam, sentem, se comportam e interagem com o mundo ao seu redor e consigo mesma. O curso de Psicologia se estrutura em conhecimentos teóricos e práticos oferecendo aos estudantes uma maior compreensão dos sujeitos e suas interações com o mundo e as demais pessoas em sua volta, tem um amplo campo de atuação como clínica, educação, organizações, saúde, esportes, entre outros.
O currículo do curso de Psicologia geralmente abrange disciplinas como psicologia clínica, psicologia social, psicologia do desenvolvimento, neuropsicológica, psicopatologia, avaliação psicológica, métodos de pesquisa, entre outras. Os estudantes também podem ter a oportunidade de se envolver em estágios práticos ou supervisionados para aplicar os conceitos aprendidos na prática.
Nosso diferencial está em dispor de: Corpo Docente Qualificado: Aqui temos professores experientes na área e disciplina ministrada, o que proporciona aos estudantes acesso a um conhecimento de qualidade. Laboratórios e Recursos: Temos também laboratórios de pesquisa e estudo, clínica escola, laboratório de avaliação psicológica e analítico experimental do comportamento e outras infraestruturas que permitem aos alunos adquirir experiência prática. Ênfases Específicas: Quanto as ênfases oferecemos estágio em áreas específicas da Psicologia, como Psicologia Organizacional, Psicologia Social, Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar, Psicologia Educacional entre outras. Atividades Extracurriculares: O aluno pode participar de grupos de estudos, seminários, workshops e outras atividades extracurriculares pode enriquecer a experiência acadêmica e profissional. Integração de Prática e Teoria: O Curso oferece estágios práticos e oportunidades de pesquisa permitem que os alunos apliquem os conhecimentos teóricos na prática, preparando-os melhor para suas futuras carreiras. Respeito à Ética: Compromisso ético nas relações com clientes, colegas e público, assim como na produção e divulgação de pesquisas. PÓS GRADUAÇÃO Especialização em: Psicologia da Educação e NeurodiversidadeA pós-graduação em Psicologia da Educação e Neurodiversidade proporcionara aos profissionais um maior aprofundamento de seus conhecimentos teóricos e práticos em relação à diversidade humana e neurológica, sendo capaz de aprender a identificar e atender às necessidades educacionais de pessoas neurodivergentes. Através desse estudo também é possível aprender novas estratégias de intervenção e adaptação de práticas pedagógicas capaz de promover a inclusão e o desenvolvimento de habilidade socioeducacionais dos alunos.
Tem como objetivo oferecer recursos para que profissionais sejam capazes de promover a inclusão e o progresso escolar dos alunos, independentemente de suas diferenças neurológicas, assim como contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva, diversa e acolhedora.
SOBRE A EXTENSÃO EM PSICOLOGIAA extensão em Psicologia oferece aos estudantes, atividades que buscam levar os conhecimentos da Psicologia para fora do ambiente acadêmico e aplicá-los para beneficiar a sociedade. Isso pode envolver diversas ações, como palestras em escolas, workshops em empresas, programas de aconselhamento comunitário, projetos de pesquisa em colaboração com organizações locais, entre outros.
Dentre elas temos:- Palestras e workshops sobre saúde mental e bem-estar em escolas, empresas e comunidades.
- Programas de orientação e roda de conversa para grupos específicos, como adolescentes, idosos ou pessoas em situação de vulnerabilidade.
- Parcerias com empresas e clínicas privadas e instituições públicas para oferecer suporte psicológico a populações em necessidade.
- Divulgação de pesquisas relevantes para a comunidade em linguagem acessível.
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Estatística | 30 |
Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Psicologia | 60 |
Genética e Evolução | 30 |
Meio Ambiente e Sustentabilidade | 60 |
Psicologia e Saúde | 60 |
Sociedade, Antropologia e Relações Étnicas e Raciais | 60 |
Leitura e Produção Textual (EAD) | 30 |
Prática Integrativa I | 60 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Filosofia | 60 |
Neuroanatomia | 90 |
Psicologia Comportamental I | 30 |
Psicologia do Desenvolvimento I | 60 |
Psicanálise I | 30 |
Teorias e Processos em Humanismo e Fenomenologia I | 30 |
Metodologia do Trabalho Científico (EAD) | 30 |
Optativa I | 30 |
Prática Integrativa II | 30 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Psiconeurofisiologia | 60 |
Psicanálise II | 60 |
Psicologia Analítico Comportamental II | 60 |
Psicologia do Desenvolvimento II | 60 |
Teorias e Processos em Humanismo e Fenomenologia II | 60 |
Teoria e Processos Cognitivo-Comportamentais I | 30 |
Sociologia Aplicada à Saúde (EAD) | 30 |
Prática Interdisciplinar de Extensão I | 40 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Processos Psicológicos Básicos | 30 |
Tecnicas em Avaliação Psicológica I | 60 |
Psicologia Social I | 30 |
Teoria e Processos Cognitivo-Comportamentais II | 60 |
Psicologia Social do trabalho e das Organizações I | 30 |
Estágio Supervisionado Básico I | 60 |
Optativa II | 30 |
Direitos Humanos e Cidadania (EAD) | 30 |
Psicologia da Educação e teorias da aprendizagem I | 30 |
Prática Interdisciplinar de Extensão II | 40 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Psicologia Social II | 60 |
Psicologia do Esporte (EAD) | 60 |
Técnicas em Avaliação Psicológica II | 60 |
Psicologia da Educação e teorias da aprendizagem II | 60 |
Psicologia Social do trabalho e das Organizações II | 60 |
Psicologia, Gênero, Sexualidade e Diversidade | 30 |
Prática Interdisciplinar de Extensão III | 40 |
Estágio Supervisionado Básico II | 80 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Psicoterapia Breve | 60 |
Psicopatologia | 60 |
Psicologia da Saúde I | 30 |
Ética, Direitos Humanos e Legislação Profissional em Psicologia | 60 |
Tanatonologia | 30 |
Psicodiagnóstico | 60 |
Prática Interdisciplinar de Extensão IV | 60 |
Estágio Supervisionado Básico III | 80 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Psicofarmacologia | 60 |
Psicologia da Saúde II | 60 |
Técnicas Psicoteráticas I | 60 |
Psicologia Jurídica | 30 |
Psicologia Hospitalar | 60 |
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | 60 |
Prática Interdisciplinar de Extensão V | 60 |
Estágio Supervisionado Básico IV | 80 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Psicoterapia Infantil | 60 |
Psicologia das Emergencias, Desastres e Luto | 30 |
Técnicas Psicoteráticas II | 60 |
Método de Pesquisa em Psicologia | 60 |
Psicologia Comunitária | 60 |
Intervenções Clínicas (Abordagens) | 60 |
Psicologia e Práticas Grupais | 60 |
Prática Interdisciplinar de Extensão VI | 60 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Estágio Supervisionado Específico I | 300 |
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I | 60 |
Prática Interdisciplinar de Extensão VII | 60 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Estágio Supervisionado Específico II | 300 |
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) II | 60 |
Prática Interdisciplinar de Extensão VIII | 80 |
Atividades Complementares | 80 |
Disciplina | C.H Total |
---|---|
Diagnostico, cultural e clima Organizacional | 30 |
Psicologia e Saúde do Trabalhador | 30 |
Psicopatologia do Trabalho | 30 |
Trabalho: Responsabilidade Social e Sustentabilidade | 30 |
Técnicas de Entrevista | 30 |
Comportamento Organizacional | 30 |
Fundamentos de Gestão | 30 |
Psicologia Junguiana | 30 |
Gestalt Terapia | 30 |
Terapias Psicodramáticas | 30 |
Ludoterapia | 30 |
Psicologia em Dependência Química | 30 |
Anderson da Silva Pereira Mourato dos Reis
Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Nassau (UNINASSAU). Especialista em Saúde Pública com ênfase em atenção primária pelo Centro Universitário Nassau (UNINASSAU). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Saúde e Gestão do Trabalho (PPPGSGT) da Univali/SC. Membro da GestalteSer Psicologia, Facilitador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Escolar com foco em aprendizagem e contexto educacional (UNINASSAU). Possui Formação em Plantão Psicológico pela IEMB e em Sofrimentos Extremos pela ÁPICE – São Paulo. Interesse nas temáticas: Sofrimentos Extremos, Suicídio e Intervenções em Crise. Atuou como Cuidador Social na Secretaria do Trabalho e Assistência Social da Prefeitura Municipal de Tianguá/Ceará. Na Faculdade FIED atuou como Psicólogo Responsável Técnico na Clínica Escola de Saúde de Tianguá. Atualmente atua como coordenador do curso de psicologia da Faculdade Via Sapiens e psicólogo clínico (CRP 11/18022).
Informações
- COORD - Anderson da Silva Pereira Mourato dos Reis
- DURAÇÃO - 10 semestres (5 anos)
- GRAU - Bacharelado
-
CARGA HORÁRIA -
DISCIPLINAS DO CURSO: 4.330H - VAGAS - 100 Vagas Anuais
- TURNO - Noturno